terça-feira, 30 de outubro de 2007
"Ser Mãe / Pai é..."
Envie um texto/crónica/desabafo sobre "Ser Mãe é..." para o e-mail beberespisense@gmail.com. Os textos devem ter cerca de 1000 caracteres.
Os melhores textos serão publicados aqui no blog. À melhor oferecemos um monitor Respisense TM. (PVP 125 eur)
Porque a sua experiência merece ser partilhada, aguardamos o seu contributo!
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Bem-vindos a este Blog!
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Respisense: desenhado por um pai preocupado!
Devido à escassez de soluções a este nível, este pai preocupado deitou mãos à obra e projectou de raiz o primeiro monitor de respiração que designou por RespisenseTM.
O projecto de concepção, teste e finalização demorou cerca de dois anos e foi desenvolvido em colaboração com o seu colega e amigo, Dr. Greg Gallagher, integrando sugestões tanto do próprio inventor, como da sua esposa e de outras mães preocupadas com esta problemática e que enviaram as suas sugestões via Internet.
Durante este processo, o inventor fez questão que o aparelho cumprisse os seguintes requisitos:
- Ser acessível a todas as bolsas, pois os bebés pobres também têm direito a ser salvaguardados de qualquer incidente próprio dos recém nascidos
- Ser suficientemente pequeno e confortável, de forma a não incomodar o bebé no seu sono.
- Ser totalmente portátil, pois um bebé pode adormecer no assento de um carro durante um passeio, no seu próprio carrinho de bebé ou mesmo nos braços de um adulto;
- Estimular pro-activamente a recuperação da respiração durante um episódio de apneia, sem necessidade de acordar ou incomodar o bebé (sistema Tummy Tickle)
- Alertar de forma audível e inequívoca os pais ou adultos responsáveis nos em que o bebé não retoma sozinho a respiração.
- Criar um monitor portátil, leve e seguro para o bebé, não recorrendo a fios ou cabos eléctricos que possam colocar o bebé em risco.
Hoje, Hans Pietersen, orgulha-se de ter inventado e tornado disponível o seu monitor Respisense, ajudando assim a que todos os bebés cresçam em segurança , tal como os seus próprios filhos. O Respisense é, comprovadamente, um precioso auxiliar para os pais em todo o mundo, sendo actualmente utilizado por milhares de bebés em países como a Australia , Nova Zelândia , Africa do Sul, Alemanha, Suécia, Itália, Inglaterra, República Checa, Canadá, entre muitos outros.
Como o Respisense pode ajudar o meu bebé:
No entanto, quer pela duração dos episódios, quer pela frequência dos mesmos, a apneia pode ser causa de preocupação ou mesmo levar a desfechos dramáticos.
Medidas para prevenir a morte súbita
As seguintes recomendações são aconselhadas por associações de pediatras em todo o mundo e, também em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Pediatria:
1- Bebé deitado para dormir sempre de barriga para cima.
A posição de barriga para baixo é considerada de alto risco para o Síndroma de Morte Súbita. A única posição aconselhada é a de barriga para cima. Não deite o bebé de lado e muito menos de bruços para dormir.
2- Não fume!
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Se o pai também fuma, o risco agrava-se mais. Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.
3-Temperatura do quarto entre os 18 e os 21º
O quarto do bebé deve ser frequentemente arejado e a temperatura não deve ser demasiado alta. Por vezes, os pais têm tendência a agasalhar demasiado os bebés! Vista-o com o mesmo tipo de roupa que você próprio está a usar de forma a sentir-se confortável. Com o dorso da mão verifique se o bebé não está demasiado quente, tocando-lhe na nuca ou na barriga.
4- Bebé a dormir sempre de cabeça destapada
Para além de não estar excessivamente agasalhado, é importante saber que o bebé nunca deve dormir com gorros, cobertores, fraldas, etc... que lhe tapem a cabeça. Desimpeça o berço de almofadas, bonecos de peluche ou cobertores soltos que possam cobrir o bebé.
5- Cama segura
A roupa de cama (lençóis; edredão ou cobertor; etc..) deve estar bem entalada no fundo da cama e num dos lados. O bebé deve ser deitado com os pés a tocar o fundo da cama e a roupa não deve cobri-lo mais do que a altura do peito. O objectivo é que o bebé não "deslize" para dentro da roupa de cama. Opte também por um colchão firme e por um berço que respeite as normas de segurança da União Europeia.
6- Não durma com o bebé em sofás ou locais não seguros
Os pais nunca devem colocar o bebé ou adormecer com ele no sofá.
Se fuma, está muito cansado, tomou algo (medicamentos, por exemplo) que altera o sono ou ingeriu bebidas alcoólicas recentemente, não ponha o bebé na sua cama para dormir.
O que é o Síndroma de Morte Súbita do Lactente?
Nos países ocidentais constitui uma das causas mais frequentes de morte no primeiro ano de vida. O fenómeno existe também em Portugal mas desconhece-se ainda a sua verdadeira extensão.