terça-feira, 16 de outubro de 2007

Medidas para prevenir a morte súbita

Embora se saiba ainda muito pouco sobre o Síndrome de Morte Súbita do Lactente, é no entanto aceite pela generalidade dos pediatras em todo o mundo de que existem medidas simples que os pais devem aplicar de forma a reduzir drasticamente o risco.
As seguintes recomendações são aconselhadas por associações de pediatras em todo o mundo e, também em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Pediatria:

1- Bebé deitado para dormir sempre de barriga para cima.
A posição de barriga para baixo é considerada de alto risco para o Síndroma de Morte Súbita. A única posição aconselhada é a de barriga para cima. Não deite o bebé de lado e muito menos de bruços para dormir.

2- Não fume!
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Se o pai também fuma, o risco agrava-se mais. Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.

3-Temperatura do quarto entre os 18 e os 21º
O quarto do bebé deve ser frequentemente arejado e a temperatura não deve ser demasiado alta. Por vezes, os pais têm tendência a agasalhar demasiado os bebés! Vista-o com o mesmo tipo de roupa que você próprio está a usar de forma a sentir-se confortável. Com o dorso da mão verifique se o bebé não está demasiado quente, tocando-lhe na nuca ou na barriga.

4- Bebé a dormir sempre de cabeça destapada
Para além de não estar excessivamente agasalhado, é importante saber que o bebé nunca deve dormir com gorros, cobertores, fraldas, etc... que lhe tapem a cabeça. Desimpeça o berço de almofadas, bonecos de peluche ou cobertores soltos que possam cobrir o bebé.

5- Cama segura
A roupa de cama (lençóis; edredão ou cobertor; etc..) deve estar bem entalada no fundo da cama e num dos lados. O bebé deve ser deitado com os pés a tocar o fundo da cama e a roupa não deve cobri-lo mais do que a altura do peito. O objectivo é que o bebé não "deslize" para dentro da roupa de cama. Opte também por um colchão firme e por um berço que respeite as normas de segurança da União Europeia.

6- Não durma com o bebé em sofás ou locais não seguros
Os pais nunca devem colocar o bebé ou adormecer com ele no sofá.
Se fuma, está muito cansado, tomou algo (medicamentos, por exemplo) que altera o sono ou ingeriu bebidas alcoólicas recentemente, não ponha o bebé na sua cama para dormir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um bebê de 5 meses que dorme de bruços desde que nasceu, e só agora fiquei sabendo da relação morte súbita e dormir de bruços!!não consigo tirar o hábito da minha filinha ela dorme super bem já eu não durmo de preocupação!! já tentei as posições lado e barriga pra cim mas ela não dorme bem acorda de meia em meia hora chorando até eu coloca-la de bruços o que devo fazer????

Respisense disse...

Cara Eveline, é verdade que a comunidade médica está de acordo de que posição de barriga para cima é de facto a mais segura na redução do risco da Morte Súbita do Lactente. A posição de lado ou de bruços são desaconselhadas e este facto devia ser explicado a todas as mães ainda na maternidade de forma a que o bebé possa habituar-se desde a nascença a dormir na posição recomendada. Tente ajudar a sua bebé a habituar-se a dormir nesta posição, mas procure aconselhar-se com o seu pediatra. Ele é a pessoa mais indicada para lhe dar umas dicas de forma a reduzir a sua ansiedade! Felicidades!